O Hospital do Litoral Alentejano volta a receber a iniciativa “Música no Hospital” suspensa há dois anos devido à pandemia Covid-19. As sessões têm lugar no Serviço de Oncologia/Sala de Quimioterapia e dirigem-se a doentes oncológicos e os seus familiares, bem como aos profissionais que lhes prestam cuidados de saúde. Novidade nesta nova temporada é o alargamento do âmbito da iniciativa, a qual passa a designar-se “Música e Poesia no Hospital”. À vertente musical junta-se agora a poesia.
Conta com a colaboração de declamadores profissionais que, sempre com acompanhamento musical, apresentam obras de autores portugueses consagrados e também de autores de poesia popular, com especial relevo para poetas populares da região como é o caso de António Arsénio (da aldeia de Brescos) ou de Manuel José “do Tojal” (da Lagoa de Santos André).
A temporada iniciou-se no dia 19 de abril com a acordeonista Adélia Botelho, seguindo-se Ana Zorrinho e Simão Pereira (poesia com música) no dia 28 de abril, e terá sessões mensais que envolvem inúmeros artistas residentes nos vários concelhos do litoral alentejano. Estão previstas para os próximos meses as atuações de Christine Cruchon e Antoine Auberson (canto e piano), Escola de Artes de Sines (quarteto de cordas), Carla Nunes (fado), Dave Lamb e Frank Peters (blues), Academia de Música de Santo André (instrumentos de sopro), Manuel Araújo e Dr. Agostinho Patrício (bandolim e viola campaniça), Murielle Leken (harpa), Fernando Salema (saxofone) e, ainda, Paula Cusati e Fernando Malão (poesia com música).
Lançada em 2018 por um grupo de voluntários, a iniciativa tem procurado incluir na sua programação intérpretes e géneros musicais diversificados que vão ao encontro das preferências das pessoas e tornem a todos mais leve a sua passagem ou a permanência na instituição.
Fonte: Comunicado de Imprensa enviado pelo Grupo de Voluntários de “Música e Poesia no Hospital”