A iniciativa “Concertos Juventude”, promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, apresenta os espetáculos de Murta e T-Rex em Vila Nova de Santo André e Santiago do Cacém.
Murta sobe ao palco, no dia 9 de setembro, do Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, e no dia 10, do Auditório Municipal António Chainho (AMAC), em Santiago do Cacém, ambos os concertos têm início a partir das 22h00. Os concertos com T-Rex acontecem nos dias 16 e 17 de setembro no AMAC, a partir das 22h00.
As entradas para estes espetáculos são gratuitas, mas será necessária a apresentação de bilhete, que pode levantar na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal” (de terça a sexta-feira das 10h00 às 20h00) e no Auditório Municipal António Chainho (de terça a sexta–feira das 10h00 às 12h30 / 13h30 às 16h00).
Os espetáculos realizam-se cumprindo as normas definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para eventos desta natureza, sendo que, para além do uso de máscara, os lugares são separados de acordo com a distância recomendada pela DGS.
Murta nasceu na Figueira da Foz, a 31 de agosto de 1998, cresceu em Samora e Benavente e, até aos 12 anos de idade, a música ainda não fazia parte do seu dia a dia. Os acasos da vida levaram-no até ao piano e a paixão pela música cimentou-se quando, ainda na adolescência, formou os DamnFATG! – uma banda de originais onde fomentou a técnica e a perícia.
A vontade de continuar a aprender levou-o até ao Hot Club, em 2016, para explorar mais a voz e o piano. Decidiu concorrer ao programa televisivo The Voice Portugal, onde chegou à Gala final. Hoje, os vídeos das suas atuações somam milhares de visualizações no YouTube. Em outubro de 2018, Murta colaborou com o jovem rapper algarvio Domi, no single Rosas. E é ainda em 2018 que assina contrato com a Universal Music Portugal, que o representa agora e enquanto artista.
T-Rex, também conhecido por Toy Toy ou Toy Toy T-Rex, é um artista emergente que tem vindo a dar provas de talento e alcançado o sucesso em Portugal. Começou a ganhar notoriedade, especialmente em Angola, em 2015 aquando do lançamento do seu primeiro projeto “Meu Espaço”. Desde então, lançou Rexpect em 2016, o EP Hangar-11 e 11-se em 2017, em 2018 “Chá de Camomila”, o projeto que fez Portugal focar-se na sua música, com os temas “BigBoss TypeShit” e “R&BsR&B$”. Em 2020 lançou “Gota D’Espaço”, que foi a sua catapulta para o sucesso atual. Já trabalhou com vários músicos e pisou palcos conceituados como MEO Arena (BadCompanyFest), Festival Village 2018 (Punta Umbría), Moche Ring (MEO Sudoeste), Luanda Hip Hop Fest, Musicbox (Saucin’ by Real Caviar), Festival Dipanda (Angola), Festival inter-colegial Luanda (Cineatlântico Luanda). De momento, trabalha no álbum “Cor D’Água”.