A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, em conjunto com as oito Juntas de Freguesia do Concelho, está empenhada em sensibilizar os detentores de animais para a higiene dos espaços públicos. Para a concretização deste objetivo o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, os Vereadores com Pelouros e os Presidentes das Juntas de Freguesia deram o exemplo ao apresentarem aos munícipes o flyer de sensibilização e o porta-sacos para recolher os dejetos.
O Vereador Albano Pereira, com o Pelouro do Ambiente, explicou que “a Câmara considerou importante lançar esta campanha uma vez que os proprietários, principalmente de caninos, quando os vão passear à rua ou aos espaços verdes e não apanham os dejetos criam situações desagradáveis para quem frequenta esses locais, sejam crianças ou adultos.”
A campanha, segundo esclareceu o Vereador “está a ser desenvolvida em conjunto com as Juntas de Freguesia. Os munícipes quando efetuam o registo do seu animal nos serviços é-lhes entregue um porta-sacos, que tem sacos de recolha no seu interior, e um flyer com informação sobre as responsabilidades que os proprietários devem ter em conta quando saem com o seu animal à rua”.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém elaborou a publicação – “As Aventuras da Mimosa” – para passar a mensagem aos mais pequenos, que será distribuída a todos os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas do Município. “A ideia é também sensibilizar as crianças para a adoção de animais, assim como para as regras a ter em casa e quando saem com eles à rua”, acrescenta o Vereador Albano Pereira.
Na publicação são abordados temas como a importância da vacinação, da desparasitação, do uso da trela no animal de estimação bem como o respeito pela sociedade, pelo ambiente e pelos animais, promovendo a sensibilização e o envolvimento parental numa perspetiva de educação não formal das crianças.
A iniciativa insere-se no Programa Municipal de combate ao insucesso escolar “Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.
O Vereador com o Pelouro do Ambiente sublinha que a Autarquia “gostava que esta campanha ajudasse os proprietários e os fizesse compreender as regras que têm de cumprir para possuírem um animal mas, acima de tudo, que percebessem que o espaço público é de todos e que todos o devem respeitar”.
Os kits são compostos pelo porta-sacos, que pode ser preso à trela do canino, e um flyer informativo.