A Câmara Municipal de Santiago do Cacém no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal, que se celebrou a 4 de outubro, desenvolveu várias iniciativas em colaboração com o SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente), que tiveram por objetivo promover os cuidados a ter com os animais de companhia, a detenção responsável e a prevenção do abandono animal.
No dia Mundial do Animal, o Município de Santiago do Cacém privilegiou as ações junto das crianças, acreditando que a melhor forma de controlo dos animais errantes é a sua prevenção.
Para passar a mensagem aos mais pequenos elaborou-se a publicação – “As Aventuras da Mimosa” – que será distribuída a todos os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas do Município. Nesta publicação são abordados temas como a importância da vacinação, da desparasitação e o uso da trela no animal de estimação, bem como o respeito pela sociedade, pelo ambiente e pelos animais, promovendo a sensibilização e o envolvimento parental numa perspetiva de educação não formal das crianças.
Em conjunto com o SEPNA foram efetuadas ações de sensibilização a mais de 100 crianças do Município com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos de idade.
A iniciativa insere-se no projeto Insucesso Zero | Igualdade na Educação com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.
As Juntas de Freguesia também foram parceiras tendo distribuído flyers de sensibilização e porta-sacos, com o intuito de sensibilizar os detentores de animais para a higiene dos espaços públicos, promovendo a recolha de dejetos caninos na via pública.
Ainda em colaboração com o SEPNA realizou-se uma ação de sensibilização dirigida aos matilheiros do Município.