A Câmara Municipal de Santiago do Cacém assinou, dia 27 de fevereiro em Grândola, o Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.
O protocolo tem por objeto a melhoria da resposta de prevenção, proteção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (VMVD) no território, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual (ENIND) e respetivo plano de ação para a prevenção e o combate à VMVD 2018-2021, em articulação com o plano de ação para a igualdade entre mulheres e homens e o plano de ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Margarida Santos, firmou o protocolo no qual o Município se compromete a contribuir, com o valor anual de três mil euros, a entregar à entidade coordenadora, nomeadamente a INTEVIR.com. Irá, também, assegurar o encaminhamento rápido de todas as situações de violência contra as mulheres, de que tenha conhecimento, para os serviços e entidades competentes. Dinamizar, apoiar e colaborar na produção de estudos, diagnósticos e de estatísticas, na produção e divulgação de informação e na realização de ações de formação assim como promover e apoiar campanhas no município.
A secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, presidiu à cerimónia de assinatura do Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica. O documento foi subscrito por 22 entidades, entre as quais a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
No concelho de Santiago do Cacém a Associação INTERVIR.com garante a intervenção no terreno respondendo às situações de emergência em articulação, nomeadamente, com as forças e serviços de segurança, de forma a assegurar um funcionamento 7 dias por semana e 24h por dia.