A Câmara Municipal de Santiago do Cacém realiza, este mês de março, sessões de esclarecimento às populações no âmbito do programa Aldeia Segura Pessoas Seguras.
O Vereador com o Pelouro da Proteção Civil, Albano Pereira, explicou a importância destas sessões cujo objetivo é o de “esclarecer e preparar as populações para mais uma época de incêndios, apesar do nosso Concelho não ser de risco é sempre melhor prevenir,” ressalva. Com estas sessões “pretendemos que as populações tenham atenção às faixas de gestão de combustível, à limpeza dos terrenos e ao melhoramento das acessibilidades”.
Outra das intenções é que se designe um habitante que assuma as funções de oficial de segurança daquela localidade. “Esta pessoa terá conhecimento sobre os procedimentos que a população deve tomar em caso de alerta de incêndio, sendo que essa é outra das intenções do programa nacional Aldeia Segura Pessoas Seguras, além de fazer com que as populações se sintam mais próximas numa situação de perigo”. O Autarca sublinha que as questões da Proteção Civil dizem respeito a todos, “e se estivermos esclarecidos acreditamos que será muito mais fácil proteger e atuar em caso de perigo”.
Sessão de Esclarecimento
Freguesia de Cercal do Alentejo
– Aldeia do Cano dia 11
– Catifarras dia 13
– Sonega dia 18
União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água
– Foros do Locário dia 20
– Vale de Água dia 22
As sessões decorrem nas salas de convívio das respetivas localidades a partir das 19h00. Contam com a presença do Serviço Municipal de Proteção Civil, Gabinete de Apoio Florestal, GNR – SEPNA, Comandante dos Bombeiros Voluntários da Área, Presidente da Junta de Freguesia ou da União de Freguesias.
Saiba mais em: https://aldeiasegura.pt/
Oiça as declarações do Vereador, Albano Pereira