A Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem já garantido os nadadores salvadores para as Praias da Fonte do Cortiço e do Porto das Carretas. O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, explica que “na Praia da Fonte do Cortiço (Areias Brancas) há uma concessão que nunca chegou a ser implementada, mas por se tratar de uma praia com Bandeira Azul a Câmara tem assumido a colocação e o pagamento dos nadadores salvadores.
Na Praia do Porto das Carretas (da Vacaria) embora não haja concessão, e por isso não há qualquer apoio de praia, mas por ser a mais próxima da cidade de Vila Nova de Santo André e muito frequentada, principalmente pelos mais jovens, decidimos colocar vigilância.”
No ano passado surgiu um movimento de solidariedade, que envolveu a população de Vila Nova de Santo André e um conjunto de empresas, que angariou parte do montante para pagar aos nadadores salvadores tendo a Câmara Municipal de Santiago do Cacém suportado metade desse valor.
Este ano, “a Câmara está a assumir a totalidade do pagamento dos dois nadadores salvadores durante toda a época balnear”, frisou o Presidente da Autarquia, Álvaro Beijinha.
A Autarquia espera que o concessionário da Praia da Costa de Santo André resolva as questões apontadas na vistoria para que seja hasteada a Bandeira Azul naquela praia, uma vez, que já tem o apoio de praia a funcionar e os nadadores salvadores garantidos, “durante a vistoria efetuada pela Autoridade Pública do Ambiente e a Capitania do Porto de Sines foram levantadas algumas questões relativamente ao concessionário. Ao abrigo do contrato de concessão vão ter de salvaguardar algumas premissas, pois estamos a falar de uma praia de uso balnear de primeiro nível e que tem de respeitar um conjunto de requisitos. O concessionário comprometeu-se, até ao início da próxima semana, a ter tudo de acordo com o que é exigido para que possa ser marcada uma nova vistoria para ser içada a Bandeira Azul”, explicou o Presidente do Município, acrescentando que a “Câmara não tem qualquer responsabilidade sobre esta matéria.”
O Presidente, Álvaro Beijinha, transmitiu ao concessionário “que é muito importante termos a Bandeira Azul na Praia da Costa de Santo André, porque da parte da Câmara tudo fizemos para que o processo estivesse correto. Da parte do concessionário existem estes pequenos pontos que é necessário resolver, e o que nos foi garantido é que serão ultrapassados dentro dos próximos dias.”
A atribuição da Bandeira Azul nas praias do Concelho pressupõe um conjunto de investimentos, de modo a cumprir com as exigências do Programa da Associação Bandeira Azul da Europa. A Autarquia, durante o período em que a Bandeira está hasteada promove um conjunto de ações na área da educação ambiental com as crianças e os idosos.
Oiça as declarações do Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha:
Quatro nadadores salvadores assegurados pela CMSC
Bandeira azul na Costa de Santo André