A Câmara Municipal de Santiago do Cacém para garantir a salvaguarda da saúde pública avançou para uma nova fase do Plano de Contingência Municipal, estabelecendo de imediato com conjunto de medidas com vista à contenção da pandemia do coronavírus – COVID-19, pelo período em que durarem as medidas de exceção.
O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, determinou que, a partir de dia 17 de março, todos os serviços de atendimento ao público serão encerrados. Serão
prorrogados os prazos de pagamento das faturas de água, sempre que comprovadamente não seja possível o seu pagamento privilegiado por Multibanco, Débito Direto, ou transferência bancária, estando descrito no site da Autarquia os respetivos NIB e IBAN e formas de procedimento. Também serão prorrogados os prazos de pagamento de atos administrativos ou qualquer serviço prestado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Em relação às faturas de água serão emitidas por estimativa, até ser possível a leitura dos contadores pelos leitores-cobradores, altura em que serão feitos os respetivos acertos sem prejuízo para o consumidor. A Autarquia assegura o serviço público às populações em áreas absolutamente fundamentais como a recolha de resíduos sólidos, a limpeza urbana, o abastecimento de água potável, a salvaguarda do saneamento e a resposta em termos de proteção civil.No âmbito das medidas de prevenção com vista à redução de riscos de exposição e um eventual contágio do coronavírus – COVID-19, no dia 13 de março, a Autarquia encerrou o Auditório Municipal António Chainho, as Bibliotecas Municipais de Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, Museu Municipal de Santiago do Cacém e Museu do Trabalho Rural de Abela, Moinho Municipal, Piscinas Municipais, Pavilhão Municipal dos Desportos, Posto de Turismo, Canil e Posto Veterinário Municipal e Cemitério Municipal, ficando assegurado os serviços fúnebres. Foram suspensas as aulas da Escola Municipal de Música e Escola da Guitarra Portuguesa.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém está a acompanhar em permanência o desenvolvimento da situação e a atualizar as medidas de proteção e contenção, de acordo com as orientações das entidades públicas nacionais. Sendo o principal objetivo destas medidas minimizar os riscos de propagação e contágio. Apelando à população
para seguir rigorosamente todas as recomendações das autoridades de saúde, evitando comportamentos de risco.
Para estar atualizado sobre as medidas tomadas e procedimentos a ter esteja atento ao Site do Município e redes sociais da Autarquia. (https://www.cmsantiagocacem.pt/municipio/saude/coronavirus-covid-19/)
Para contactar a Câmara Municipal aceda : Email: geral@cm-santiagocacem.pt; Tel: 269 829 400