A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assinaram, dia 11 de dezembro, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, um protocolo que preconiza o desenvolvimento de ações e atividades conjuntas no âmbito do programa CLUBE TOP. O objetivo final é o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de dirigentes capacitados para responderem às necessidades e expetativas dos seus associados e praticantes desportivos. O ato contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, do Diretor Regional do IPDJ do Alentejo, Miguel Rasquinho, e de Ricardo Andorinho, antigo jogador internacional português de andebol.
Durante a sua intervenção Álvaro Beijinha salientou que “o desporto é uma área fundamental do desenvolvimento do nosso Município, e temos registado um crescimento acentuado de iniciativas, clubes e atletas nas mais diversas modalidades. Por isso faz todo o sentido termos celebrado este protocolo com o IPDJ, que vai permitir termos acesso a um conjunto de formações na área do desporto de forma direta com formadores altamente qualificados. O que é absolutamente fundamental para o nosso objetivo de auxiliar os clubes a dinamizarem a prática desportiva no Concelho.”
Por outro lado, Miguel Rasquinho, do IPDJ, sublinhou que “o Município tem um movimento associativo desportivo muito ativo”, apelando para que estes apresentem mais candidaturas aos apoios existentes. Destacando os programas CLUBE TOP na área da formação, do Desporto para Todos, que financia atividades não federadas, ou de Reabilitação de Instalações Desportivas, “ao qual se podem candidatar mesmo estando em instalações municipais,” explicou.
A Autarquia desempenha um papel essencial na definição de políticas e estratégias desportivas locais e no apoio técnico, financeiro e material ao movimento associativo de base de forma a garantir oferta de prática de atividade física e desportiva diversificada e de qualidade aos seus munícipes.
A parceria estabelecida entre o Município e o IPDJ visa a capacitação dos clubes desportivos locais, a formação e qualificação dos recursos humanos com responsabilidades de direção, gestão e administrativas, a promoção da empregabilidade no desporto e a valorização e reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido pelos clubes locais em prol do desporto e da comunidade.
Como resultado deste protocolo realizou-se uma primeira formação sobre “Planeamento de Eventos Desportivos” ministrada por Ricardo Andorinho a dirigentes de associações desportivas do Município.