O Município de Santiago do Cacém celebrou, no dia 19 de dezembro, na sala de sessões do edifício-sede do Município, 17 contratos-programa com atletas individuais que têm participado em provas nacionais e internacionais com elevada relevância. O valor global, atribuído pelos contratos, dizem respeito ao ano de 2024, têm um valor global de cerca de 15 mil euros, representando um aumento de cerca de 5 mil euros em relação ao ano transato.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha destacou o facto de que este é o décimo ano em que os contratos são assinados e o seu valor triplicou em relação ao primeiro ano, “um apoio destinado a atletas individuais, que têm vindo a desenvolver a nível nacional e internacional resultados muito positivos, é o reconhecimento do seu esforço e dedicação e elevam o nome do Município.”
O Município ao estabelecer os contratos-programa pretende, do ponto de vista legal, “apoiar parte das despesas dos atletas de alta competição. O que importa é premiar o mérito e não o resultado. A Câmara Municipal tem muito orgulho nos seus aletas de alta competição, representativos de várias modalidades e idades. ”.
Foi unanime o reconhecimento dos atletas presentes, de que são poucos os Municípios a concederem estes apoios aos seus atletas, os quais são sempre bem-vindos, recompensando o esforço e desempenho de cada um na sua modalidade.
Os contratos-programa abrangem os atletas: Emanuel Diogo (Atletismo / Duatlo), Edgar Matias (Atletismo), Margarida Lopes (Equitação), Rui Gonçalves (Duatlo), Bruno Rosa (BTT), Pedro Matos, Ricardo Lopes e Alexandre Cabá (Motociclismo), Mauro Inácio (Natação), Carlos Gaspar (Natação adaptada), Maria Inês (Patinagem Artística), Nuno Páscoa (Padel), Flávio Pacheco (Paraciclismo) Paulo Henriques (Swimrun), Carlos Rosário (Triatlo), Ana Filipa Santos (Ténis) e Fernando Sebastião (Tiro Desportivo).
Podem candidatar-se à obtenção dos apoios municipais os atletas de modalidades individuais com residência legal no Município de Santiago do Cacém, cuja atividade desportiva, pela sua expressão e representatividade, possa constituir um estímulo para a prática do desporto, e que se enquadrem nos seguintes grupos: atleta com ou sem qualquer vínculo a um clube devido às características intrínsecas à modalidade desportiva praticada, atleta que participe em provas/campeonatos com caráter nacional e/ou internacional.
Para beneficiar do apoio previsto no Regulamento para Apoios Financeiros a Atletas Individuais do Município de Santiago do Cacém, os atletas interessados devem apresentar por escrito a candidatura, acompanhada dos respetivos documentos previstos no Regulamento, durante o mês de janeiro de 2025 e também entregar, nos prazos definidos, os comprovativos das respetivas despesas que realizam nas participações das provas.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de santiago do Cacém, Álvaro Beijinha