A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém deliberaram atribuir ao motociclista, Miguel Oliveira, a Chave da Cidade de Santiago do Cacém, que foi entregue ao seu representante, Vítor Ferrinho, durante a Cerimónia de Condecorações do Município realizada, dia 28 de agosto, na Praça Conde do Bracial, em pleno Centro Histórico de Santiago do Cacém.
O percurso de Miguel Oliveira está marcado pelas muitas horas que treinou na pista do SAKI – Kartódromo Internacional de Santo André. Sendo este o reconhecimento do exemplo de determinação e de esforço pessoal na concretização dos seus objetivos e pelo papel preponderante no incentivo e preparação de jovens talentos do Município provenientes do Oliveira Cup, o seu projeto pedagógico pioneiro em Portugal. A atribuição da Chave da Cidade pretende sublinhar, também, o grande percurso do piloto ao serviço do desporto motorizado de alta competição, tornando-se no primeiro português a garantir um lugar no MotoGP e a vencer na principal categoria do Campeonato do Mundo, depois de sagrar-se vice-campeão mundial em Moto3 e Moto2.
A Chave da Cidade de Santiago do Cacém destina-se a galardoar titulares de órgãos de soberania nacionais e estrangeiros, diplomatas em Portugal, personalidades e entidades individuais ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de reconhecido mérito ou relevo que se desloquem ao Município de Santiago do Cacém.
Fotografias de arquivo que assinalam a presença de Miguel Oliveira na edição de 2017 da Santiagro, em que esteve presente com o stand da Oliveira Cup.