O balanço da primeira semana da iniciativa Tasquinhas Mercado à Mesa é positivo, pois segundo a organização todos os dias têm tido uma boa adesão. Nuno Guerreio, promotor da iniciativa, sublinha que este “é um evento gastronómico focado em mostrar os nossos produtos num claro incentivo aos produtores e empresários locais e, em simultâneo, pretende trazer à cidade alguma animação sendo mais uma oferta para quem nos visita.”
Nesse sentido a organização está a preparar com chefes de restaurantes locais vários Showcooking ’s. “De modo a trazermos aqui alguma da restauração do Concelho de Santiago do Cacém, para que mostrem os seus pratos e assim deem a conhecer as suas casas”, explica Nuno Guerreiro.
Nas Tasquinhas Mercado à Mesa a oferta é diversificada do peixe da costa aos mariscos, queijos, enchidos, pão fresco, choco frito e saladas, sem faltarem os habituais comerciantes do mercado com as frutas e verduras. Da oferta faz também parte uma banca de bebidas espirituosas e as sempre presentes bifanas e kebabs.
Mas não é só de comida que se fazem as Tasquinhas Mercado à Mesa, a organização aposta numa agenda cultural. “Como em anos anteriores o Cante Alentejano, os Ranchos Folclóricos e os Grupos de Marchas Populares estarão presentes numa oportunidade de mostrarem o trabalho que fazem”, refere Nuno Guerreiro.
Há semelhança de anos anteriores, o futebol é um elemento dinamizador. Num ecrã gigante pode assistir-se a todos os Jogos do Mundial da Rússia 2018, mas claro que são os da Seleção Portuguesa que levam ao rubro os visitantes das Tasquinhas Mercado à Mesa.
A iniciativa arrancou dia 14 de junho e prolonga-se até 29 de julho, no Mercado Municipal de Santiago do Cacém, funcionando de domingo a quinta-feira das 17h00 às 24h00 à sexta-feira e sábado das 17h00 às 02h00.
Declarações do promotor da inicitiva, Nuno Guerreiro