A companhia de teatro Ajidanha apresenta no Litoral EmCena nos dias 09, 10 e 11 de junho, ‘Magalhães e Elcano’, um espetáculo criado a partir de uma releitura da epopeia de Fernão de Magalhães em paralelismo com as realidades contemporâneas.
Com encenação de José Carlos Garcia e interpretação de Pedro Diogo e de Nuria Cuadrado, ‘Magalhães e Elcano’ convida a uma viagem poética e existencial, pelo conhecimento e pela comunicação entre as diferentes culturas, de viajantes que partem e regressam. É a exploração de uma herança identitária, nos seus códigos e linguagens, globalizantes. É uma viagem de vicissitudes, de confrontos, de tentativas sucessivas, de conhecer o desconhecido, de sonhos e de medos, de encontro com a humanidade.
Elcano parte da primeira circum-navegação empreendida por Fernão de Magalhães há 500 anos. A apropriação do universo da expedição que levou cerca de mil dias é o ponto de partida para uma investigação em torno da coabitação de diversas culturas e dos traços socioculturais que compõem a sua identidade.
Criada em Idanha-a-Nova, a Ajidanha é uma associação cultural que tem tido no teatro a principal face, com mais de duas dezenas de produções realizadas e apresentadas em vários festivais em Portugal, Espanha, Brasil e Canadá.
‘Magalhães e Elcano’ é um espetáculo para maiores de 12 anos, com uma duração de 80 minutos e vai ser apresentado no dia 09 de junho no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, no dia 10 no Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, e no dia 11 no Centro de Artes de Sines, sempre às 21h30.
Os bilhetes, à venda nos locais dos espetáculos, custam 5€ para público geral e 3€ para sócios da AJAGATO, menores de 21 e maiores de 65 anos.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Encenação José C. Garcia; Assistente de Encenação Rui Pinheiro; Interpretação
Nuria Cuadrado e Pedro Diogo; Desenho de luz Bruno Esteves; Tecido sonoro
Cadeira d´Avó; Produção AJIDANHA