A Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André, recebeu, dia 15 de maio, a apresentação do livro “Miriam S.O.S. Planeta Azul” da autora local Ondina Bordalo. O livro é um alerta para a necessidade de preservarmos o meio ambiente para bem da nossa sobrevivência.
O Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Jaime Cáceres, esteve presente nesta apresentação e não deixou de sublinhar a ligação que a autora sempre teve às crianças, à pedagogia e ao ambiente. “A Ondina sempre foi uma pessoa que esteve disposta a trabalhar pelos outros, e nos dias de hoje, na nossa sociedade, as pessoas só pensam nelas e esta situação do COVID-19 parece que veio agravar esse comportamento. Em boa hora este livro saiu, porque devemos pensar no global nas necessidades ambientais, na sustentabilidade do nosso mundo e fazer com que as empresas não pensem apenas no lucro, mas na defesa do ambiente.”
O Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, também presente na iniciativa, defendeu a importância de “começarmos nas nossas casas a ter comportamentos que depois se refletem no meio ambiente,” como é o caso de fazermos a separação do lixo.
Ondina Bordalo, desde sempre amante da Natureza, há muito que é sensível “à descuidada e desmedida ganância humana, que não se apercebe que, destruindo o planeta, se está a autodestruir.” Neste seu novo livro, a autora reforça a sensibilização para as questões ambientais e deixa a mensagem urgente de estarmos “unidos no mesmo ideal pela saúde do nosso planeta e da humanidade, porque são indissociáveis.”
Declarações do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Jaime Cáceres
Declarações do Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho
Declarações da autora do livro “Miriam S.O.S. Planeta Azul”, Ondina Bordalo