“Primeiro Amor”, de Samuel Beckett, vai ser apresentado nos dias 25, 26 e 27 de novembro no Litoral EmCena, na Costa Alentejana, pelo ator Pedro Diogo, num espetáculo dirigido por Rui M. Silva.
“Primeiro Amor” é um conto de Samuel Beckett, autor irlandês consagrado com um Prémio Nobel da Literatura, que apresenta um homem solitário, com problemas de sociabilização bastante peculiares, senão bizarros.
Interpretado pelo ator Pedro Diogo, este é um texto muito desafiante, raras vezes representado no panorama teatral português.
Num monólogo intimista, dirigindo-se diretamente a quem o escuta, a personagem revela os aspetos mais profundos da sua alma e da sua vivência mundana, num discurso trágico-cómico típico de Beckett.
É um ser especial, “fora da caixa”, que nos conduz pela sua primeira (e talvez única) experiência amorosa, provocando no espectador empatia e cumplicidade.
Trata-se de uma surpreendente história, de ritmo ágil, favorável à imersão no jogo do intérprete na sua partilha com o público.
Pedro Diogo e Rui M. Silva têm em comum, além da formação em Técnica da Máscara, uma paixão pelo universo Beckettiano, tendo ambos já feito espetáculos com textos do autor.
No espetáculo que agora apresentam, o ator e diretor, propõem-se congregar o trabalho da dramaturgia, encenação e interpretação do universo de Beckett, partindo da premissa para eles fundadora e essencial do teatro, o encontro entre o ator e o espectador.
O espetáculo vai ser apresentado no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, no dia 25, no Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, no dia 26, e no Auditório do Centro de Artes de Sines, no dia 27, sempre às 21:30.
Bilhetes: 5€ público geral, 3€ sócios AJAGATO, maiores de 65 anos e menores de 18.