O Litoral EmCena apresenta nos dias 8, 9 e 10 de Setembro o espanhol ‘Cortejo’, um espetáculo com uma linguagem única na programação que funde em palco o teatro e a dança contemporânea, interpretado por Baldo Ruiz e Paloma Calderon.
‘Cortejo’ é uma criação sobre a relação entre homens e mulheres que celebra o amor e o desejo primordial num mundo povoado apenas por casais padronizados com namoros estipulados de acordo com o sexo e o estatuto social, em que há conflitos e em que se assumem os abusos e as novas formas de comunicação através das redes sociais.
O espetáculo foi criado por Baldo Ruiz, bailarino e coreógrafo cujo percurso profissional se iniciou no teatro e só depois na dança, que vai partilhar o palco com Paloma Calderón, bailarina, criadora e pedagoga.
“Cortejo” foi distinguido em 2019 com os Prémios Lorca para melhor espetáculo de Dança e melhor intérprete Masculino de Dança e nos Prémios Escenários como melhor bailarino.
Os ingressos estão disponíveis na semana do espetáculo, custam 5€ para o público geral e 3€ para sócios da AJAGATO, menores de 21 e maiores de 65.
O espetáculo é apresentado sempre às 21h30.
08, Set, Centro de Artes de Sines
09, Set, Auditório da ESPAM, Vila Nova de Santo André
10, Set, Auditório Municipal António Chainho, Santiago do Cacém
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Elenco: Baldo Ruiz e Paloma Calderón; Coreografia, texto, dramaturgia e direção: Baldo Ruiz;
Desenho de luz: Carmen Mori; Figurinos e caracterização: Baldo Ruiz; Guarda-roupa: Loles Gambín, Paloma Calderón e Pepa Ruiz; Cenografia: Carlos Hinojosas; Produção e montagem de vídeo: Juan Antonio Dias Vela; Fotografia: Macarena Domínguez, Gerardo Sanz, Jesús Gandolfo e Elena Rodríguez; Técnico de som: Mundi Gomez; Produção: Elena Carrascal SLU, Baldo Ruiz e Paloma Calderón; Distribuição: Boost * Distribuição Elena Carrascal.
Sobre o Litoral EmCena
O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines com co-financiamento do Alentejo 2020, ao abrigo do Aviso de Concurso com o nº ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.
A programação foi preparada como um festival de longa duração, com uma grande variedade de linguagens artísticas e estéticas que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento de fluxos de público para o Teatro, bem como a projeção desta região alargada como centro de criação, pesquisa e divulgação teatral, contribuindo ainda para aumentar a sua atratibilidade turística.
Teatro em sala e na rua, exposições, workshops e masterclasses fazem parte de uma programação geralmente apenas reservada a grandes salas de espetáculo das maiores cidades do País, contribuindo assim também para uma descentralização da cultura e para combater desigualdades territoriais de acesso à cultura.
Sobre a AJAGATO
Legalmente constituída em 11 de março de 1999, a AJAGATO – Associação de Amigos do GATO permitiu aprofundar e diversificar a dinâmica teatral desenvolvida desde 1988 pelo GATO SA (grupo de teatro), com projetos de maior envergadura suportados por uma rede de parceiros e patrocinadores das quais merece um particular destaque o Município de Santiago do Cacém, mas também a Junta de Freguesia de Santo André, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Fundação INATEL e o tecido empresarial da região. Para além de apoiar e produzir as criações teatrais da companhia, a Associação realiza projetos destinados à comunidade em geral, com evidentes reflexos na criação de fluxos de público genuinamente interessado pelo teatro que fazem desta região uma referência cultural no sul do país.