A abertura da Lagoa de Santo André ao mar realizou-se hoje, dia 12 de março, novamente sem a multidão que habitualmente se juntava nas margens do canal para assistir ao espetáculo da natureza. Assim o determinaram as restrições impostas devido à COVID-19.
A ocasião contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, do Vereador da Câmara Municipal, Albano Pereira, do Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, e responsáveis do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Este é um procedimento fundamental para a renovação do sistema lagunar de extrema importância para o habitat das várias espécies que aqui vivem. A Lagoa de Santo André é também importante para a comunidade piscatória e toda a atividade económica que resulta da pesca.
A Câmara Municipal acompanha, todos os anos, este processo que é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e Polícia Marítima.