Está a decorrer a 32.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, no Parque de Feiras e Exposições, em Santiago do Cacém. A cerimónia de inauguração oficial, que decorreu dia 30 de maio, quinta-feira, e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.
O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinhou o impacto que o certame tem na economia local, pois trata-se de “uma montra do que de melhor se produz no nosso Concelho e na região. A Santiagro é uma janela de oportunidades de negócios que se assume, cada vez mais, como um ponto de encontro de produtores e produtos e que divulga e potencia dinâmicas locais.” O Autarca frisou a importância que o certame representa para a economia local “que pela sua natureza é um veículo de promoção do território, tendo vindo a alcançar uma progressiva relevância do ponto de vista turístico.”
Apesar do ambiente dinâmico sentido na Santiagro, Álvaro Beijinha não deixou de manifestar a sua preocupação relativamente à situação de seca grave sentida na região. Segundo informações da Associação de Beneficiário de Campilhas e Alto Sado este ano deixarão de ser plantados 370 hectares de culturas de regadio. Situação que levou o Autarca a solicitar ao Ministro da Agricultura “que sejam adotadas rapidamente medidas que apoiem os nossos agricultores a fazer face às consequências desta seca severa.”
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, sublinhou a relevância do setor agrícola do Concelho de Santiago do Cacém, “que se destaca pela sua pujança e dinâmica, que está a contribuir cada vez mais para o crescimento do nosso país ao revelar um crescimento acima do resto da economia.” Capoulas Santos referiu o montante de 1,3 milhões de euros em projetos aprovados, até à data, na área do regadio. Manifestou, igualmente, a sua preocupação relativamente às alterações climáticas e às situações de pragas, apontando o caminho da inovação e da ciência para responder aos novos cenários.
A Santiagro realiza-se até domingo, dia 2 de junho. Com um orçamento a rondar os 230 mil euros, as expetativas são, este ano, de ultrapassar os 40 mil visitantes de 2018. O Município investiu ainda no melhoramento do espaço da Feira, com a criação de novas instalações sanitárias.
Os visitantes têm ainda para ver as exposições de equinos, ovinos, caprinos, bovinos e aves que contam com mais de 250 animais. Ao nível dos expositores presentes a Santiagro 2019 conta com mais de 200 que trazem muitas novidades.
Durante os quatro dias da feira a aposta é forte no programa musical, o cartaz vai contar com os espetáculos de DJODJE (30 de maio); JIMMY P (31 de maio); BÁRBARA BANDEIRA e PROFJAM (1 de junho) o encerramento será com a fadista ANA MOURA (2 de junho).
A música continua durante as madrugadas da Santiagro, estando a animação assegurada pelos DJs RMG, Overule, DUA, Christian F e Dual Gravity.