Decorreu no dia 14 de outubro, no Évora Hotel, em Évora, a Conferência Internacional de Certificação de Destinos Turístico Alentejo / Ribatejo, no âmbito do “Referencial Biosphere Responsible Tourism”, com o apoio do Instituto do Turismo Responsável reconhecido pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo .
O Alentejo / Ribatejo é o primeiro destino turístico europeu, à exceção de Espanha, a avançar com este processo de certificação, que se prevê durar entre cinco a seis anos.
Esta foi uma iniciativa amplamente participada, sobretudo por autarcas e empresários. Dentro de cada destino, o objetivo principal é certificar o maior número de unidades de alojamento, produtos turísticos e empresas de animação turística, através da requalificação e estruturação da oferta.
De realçar a presença de Avelino de Sousa (Hotel Vila Park, Vila Nova de Santo André) como orador do Painel III, denominado “Testemunho das Unidades de Alojamento do Destino Alentejo / Ribatejo”. Este equipamento foi considerado por António Lacerda, moderador do painel em representação da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, como um equipamento exemplar na área e pioneiro no panorama da certificação da qualidade ambiental.