No próximo dia 13 de julho, quinta-feira, vai decorrer a cerimónia oficial do hastear da bandeira “Qualidade de Ouro 2023”, pelas 11h00, na Praia da Costa de Santo André. No evento, estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, Paula Nunes da Silva, da Quercus, o Presidente do Conselho de Administração da Águas de Santo André, Marcos Sá, e o Administrador Regional da Região Hidrográfica do Alentejo da Agência Portuguesa do Ambiente, André Matoso, que farão o hasteamento simbólico da bandeira.
Distinguida com a bandeira “Praia de Ouro 2023”, a Praia da Costa de Santo André é uma das duas zonas balneares do concelho de Santiago do Cacém galardoadas este ano pela Quercus, confirmando a excelente qualidade das suas águas balneares. A distinção tem como objetivo realçar as praias que ao longo de vários anos apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
A escolha desta praia para acolher uma das cerimónias do hastear oficial da bandeira “Praia de Ouro 2023” teve em consideração o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém na área do ambiente e da Águas de Santo André (empresa do Grupo Águas de Portugal), entidade responsável pelo tratamento de águas residuais, fundamental para restituir ao ambiente marinho a água com a qualidade necessária à manutenção dos ecossistemas.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém tem investido na melhoria das infraestruturas de apoio à praia, bem como reforçado a limpeza durante a época balnear.
No arranque da época balnear de 2023, a Quercus classificou, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, um total de 394 praias com Qualidade de Ouro em Portugal (menos 46 do que em 2022), das quais 328 são praias costeiras, 56 são praias fluviais e 10 são praias de transição.