O Litoral EmCena leva o teatro às freguesias durante o mês de março com a peça “Malteses” pela companhia de teatro GATO SA. Esta é uma iniciativa promovida pela AJAGATO SA em parceria com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e as Juntas de Freguesia onde decorrem os espetáculos. O objetivo é o de estender ao interior do Concelho os programas culturais da Autarquia, numa clara aposta na descentralização cultural. O teatro nas freguesias prossegue durante o mês de maio com um espetáculo em Alvalade, em data a anunciar.
A peça “Malteses” vai subir ao palco nas localidades de:
24 de março – 21h30 – Abela (Sporting Futebol Clube Abelense)
25 de março – 21h30 – São Domingos (Casa do Povo de São Domingos)
26 de março – 21h30 – Roncão (Centro Social do Roncão)
27 de março – 18h00 – São Bartolomeu da Serra (Associação de Moradores de São Bartolomeu da Serra)
A peça junta dois malteses que numa noite se encontram num descampado e relembram as suas vidas errantes, as memórias da família perdida, as mágoas, as brigas e o destino que os fez malteses no Alentejo. É esta a trama da peça “Malteses” que resulta da colagem de poemas do escritor Manuel da Fonseca, encadeados dramaturgicamente segundo uma linha narrativa como se de uma peça de teatro se tratasse. Textos selecionados em torno da personagem do Maltês, uma figura recorrente tanto na obra poética, como na prosa do autor. Campaniços, mendigos, vagabundos e malteses são homens em conflito com um espaço físico e social adverso, a quem Manuel da Fonseca dedica uma particular atenção e investe de valentia e coragem fora do comum, exaltando a dimensão heroica no confronto com a sua condição marginal.
Poemas: Estradas (extracto) – Solidão (extracto) – Maltês – Sol do mendigo – Canção de maltês – A casa no vento (adaptação) – Canção – O Vagabundo (extracto) – Nocturno (adaptação) – Rosa Charneca – Perdida – Mataram a tuna
FICHA ARTÍSTICA
Dramaturgia e Encenação – Mário Primo
Interpretação – Raul Oliveira, Rogério Bruno e Alexandre Pintassilgo
Música Original – Alexandre Pintassilgo
Desenho de Luz – Tomás Porto
Fotografia – Victor Horta
Duração – 40 minutos