A pintura de um mural de graffiti no Mercado Municipal de Vila Nova de Santo André – alusiva às atividades económicas que aí se desenvolvem – a par de outros trabalhos de pintura no local, fechou em beleza a Quinzena da Juventude no Município de Santiago do Cacém, que decorreu entre os dias 17 de março e 3 de abril. O trabalho, a cargo da No Art Limit, nasceu de uma parceria entre a CMSC e a Junta de Freguesia de Santo André, integrado no projeto “Atreve-te”, que apoia as iniciativas dos jovens locais e no qual se inseriram muitas das iniciativas desta Quinzena, que foi intensa e cheia de bons momentos.
Nos dias 17 e 18 de março, em Vila Nova de Santo André, realizou-se o XIII ORIESCOLAS 2016, iniciativa onde se realizaram atividades de orientação pedestre, com organização do Município de Santiago do Cacém e do Clube de Orientação Aventura do Litoral Alentejano. Nos dia 18 de março e 1 de abril, grupos de jovens aceitaram o desafio lançado pela Câmara Municipal e levaram a passear os amigos de quatro patas, que estão alojados no Canil Municipal. Foi também no Canil, nos dias 30 e 31 de março, que alguns jovens tiveram a oportunidade de ser “veterinários por um dia”, uma iniciativa que teve como base o contributo para a defesa dos direitos dos animais e a promoção do seu bem-estar. As comemorações do Dia da Árvore também não passaram ao lado da Quinzena da Juventude, com os jovens dos ATLs das Escolas n.º2 e n.º3 de Vila Nova de Santo André a participarem numa ação de plantação de árvores e a ouvirem uma apresentação sobre a importância das árvores e das florestas, que incluiu distribuição de folhetos e materiais didácticos.
O dia 19 de março foi dedicado à demonstração da modalidade de parkour, na Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém, que reuniu jovens de várias localidades do país. Uma iniciativa proposta pelo jovem santiaguense, Ricardo Feliciano, no âmbito do projeto “Atreve-te”, para esta Quinzena da Juventude. Trata-se de uma prática desportiva destinada a superar obstáculos que surgem em zonas urbanas ou rurais: troncos, rochas, grades, paredes, etc. Suspeitos do Costume, Artigo 21, Fita Cola e Skalibans foram os grupos que subiram ao palco do Pavilhão de Exposições de Santiago do Cacém, na noite de 19 de março, e que juntou os entusiastas da música ska e rock. Um concerto organizado por Hugo Gonçalves, no âmbito do projeto “Atreve-te”. Entre os dias 17 e 29 de março, houve ainda espaço para a realização de jogos de mesa (xadrez, damas, ou batalha naval), na Biblioteca Municipal de Santiago do Cacém.
As sessões de cinema e o concerto com os Terceira Geração Banda Rock, no AMAC, também estiveram em evidência, numa Quinzena que trouxe ainda as novidades “Uma noite no AMAC” e “Uma noite nas Piscinas”, que permitiu a dezenas de jovens pernoitarem nos equipamentos, conhecê-los melhor e participarem em atividades.