No dia 2 de março, pelas 22h00, sobe ao palco do Auditório Municipal António Chainho, a estreia da peça “L’Esquisse”, pela Companhia GATO,SA – Teatro de Santo André. Esta é a 35ª produção do GATO,SA que este ano assinala 30 anos de existência.
“L’Esquisse” é uma peça de teatro físico que surge da vontade de quatro jovens atores, recém formados na Escola International de Teatro Jacques Lecoq, em aplicar os conhecimentos adquiridos nos dois intensos anos de curso em Paris. Marc Duchange (francês), Ulima Ortiz (franco/colombiana) e Tomás Porto (português) serão os intérpretes/criadores e Carolina Santos (portuguesa) a cenógrafa.
Move-os a partilha da mesma linguagem técnica e a vontade de criar um espetáculo em conjunto, em que a criação dramatúrgica, a conceção teatral e a própria direção seja partilhada por todos.
A companhia de teatro GATO SA, a que um deles pertence, acolhe o projeto que estreia dia 2 de março. O trabalho realiza-se em residência de criação, com o apoio técnico e de produção da AJAGATO (Associação Juvenil Amigos do GATO) e com a coordenação e apoio dramatúrgico do diretor da companhia Mário Primo.
Um espetáculo que se constrói a partir da narrativa de vida da personagem principal mas é uma proposta de teatro físico, sem texto, que se dirige à globalidade dos sentidos do público.
Este espetáculo tem reposição agendada para os dias 7, 8 e 9 de março, no Auditório do Centro de Atividades Pedagógicas Alda Guerreiro em Vila Nova de Santo André e integra a programação do “Projecto EmCena”, uma parceria da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da AJAGATO.
O GATO SA nasceu em 1988 na Escola Secundária Padre António Macedo e assume-se como embaixador informal da região ao nível do teatro, e projeta-a a nível nacional, tendo dado início em 2016 a uma carreira internacional.
O grupo trabalha regularmente com jovens em idade escolar, dando-lhes uma formação teatral de base e um conhecimento e respeito pelo Teatro como uma das mais importantes manifestações artísticas da humanidade. Porém, desde há alguns anos tem privilegiado produções envolvendo atores e técnicos profissionais saídos desta dinâmica local.
Como metodologia de trabalho o grupo trilha caminhos novos em cada produção com projetos que enriqueçam o seu repertório e contribuam para complementar a formação dos seus atores e técnicos. Os espetáculos do GATO procuram diversificar-se nas abordagens e nas linguagens teatrais sem descurar os níveis elevados de qualidade e de exigência das suas propostas que invariavelmente se dirigem à globalidade dos sentidos do público.
O currículo de três décadas do GATO fez-se com muitos contributos de jovens e menos jovens atores, e técnicos das variadas componentes que intervêm no processo criativo, todos irmanados na senda daquilo que o GATO,SA gosta de designar por um “Teatro de Arte”.
Oiça o diretor do GATO,SA a falar sobre os 30 anos da companhia de teatro de Santo André e sobre a peça “L’Esquisse”