A iniciativa Presidência nas Freguesias levou o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, acompanhado pelos Vereadores com Pelouros e técnicos das respetivas áreas, à Freguesia de Alvalade, nos dias 21, 22 e 23 de maio, para se inteirar das necessidades da população.
A forte dinâmica associativa da Freguesia foi destacada pelo Presidente da Câmara Municipal, dando como exemplo a realização das iniciativas Alvalade Medieval e a prova de BTT Alvalade – Porto Covo.
Álvaro Beijinha sublinhou o cariz agrícola e agropecuário de Alvalade, “tivemos a oportunidade de visitar investimentos muito significativos. O Grupo Valouro que é, seguramente, o maior investimento da Região, num total de 125 milhões de euros, sendo o maior núcleo agropecuário da Península Ibérica e que continua a crescer com mais investimentos previstos”. A comitiva visitou também o lagar da Innoliva, um dos maiores a nível mundial e que fornece azeite para todo o mundo. A Herdade de Conqueiros apresentou igualmente um forte investimento no olival. Ao nível da agropecuária, nomeadamente gado bovino, os eleitos ficaram a conhecer a exploração agrícola da Herdade do Vale do Zebro. O Presidente da Câmara Municipal enalteceu que “Alvalade tem efetivamente uma forte expressão nestes dois sectores”. No parque empresarial de Alvalade, a comitiva teve a oportunidade de conhecer a fábrica da nova queijaria, um investimento na ordem dos dois milhões de euros, “uma unidade que é muito importante na Freguesia e que já proporciona emprego acerca de 35 pessoas”, declarou o autarca. Outro dos grandes empregadores da Freguesia é a empresa Transmissão Sado, que se dedica à mecânica pesada.
Durante a reunião com Associação de Regantes de Campilhas e Alto Sado, Álvaro Beijinha mostrou a sua preocupação relativamente à falta de água, transmitindo que “temos um problema gravíssimo, e as culturas de regadio, que são as mais relevantes na zona da Associação, estão comprometidas”.
No âmbito da Presidência nas Freguesias realizou-se a visita às obras de adução a Alvalade a partir da Barragem do Roxo. Para Álvaro Beijinha esta construção “trata-se de um investimento de 10 milhões e meio de euros das Águas Públicas do Alentejo, que vai trazer água do Roxo, em Aljustrel, até às Freguesias de Alvalade, de Ermidas, de Abela e União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água. Só no nosso Concelho serão construídos três reservatórios. É um investimento importantíssimo para melhorar a qualidade vida das populações”.
A comitiva visitou a sede do Agrupamento Escolas, onde se inteirou das obras de construção do novo campo de jogos, uma obra da responsabilidade da Autarquia. Os equipamentos sociais como o lar, a creche e o centro de dia, “que são efetivamente fundamentais e que funcionam bem, dão uma resposta de elevada qualidade”, sublinha Álvaro Beijinha.
Em visita ao Museu de Arqueologia de Alvalade, que está em fase de montagem de equipamentos e de conteúdos, o autarca afirmou que este equipamento “vai ser uma realidade muito importante, não só do ponto de vista do património e da valorização da freguesia, mas também na vertente turística, sendo mais um fator de atração no Concelho. A este investimento irá somar-se a obra de requalificação do centro histórico, superior a 700 mil euros, que vai certamente complementar o Museu e eventos como o Alvalade Medieval”.
Durante a visita ao Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvalade, o Presidente da Câmara Municipal foi recebido pelos efetivos da corporação, que apresentaram a nova viatura de transporte de doentes não urgentes.
Os três dias de Presidência nas Freguesias, em Alvalade, saldaram-se pela dinâmica associativa e empresarial, bem como pelo contacto com a população e entidades, em busca de novas respostas.