A IX edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) está em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, entre os dias 6 e 8 de maio, para apresentar três espetáculos.
António Revez, diretor artístico do FITA, salientou as propostas do programa do Festival para o concelho de Santiago do Cacém que aposta na dança contemporânea, no teatro para a infância e nos contos. “Na programação tivemos a preocupação de diversificar as propostas, por isso apresentamos o espetáculo de dança “Pausa Forçada” pela Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (Cadac), com coreografia da cubana Marianela Boán, que é uma estreia. De Moçambique, os contos tradicionais trazidos pela mão de Clement Tsamba, acompanhados pelas sonoridades daquele país africano. A pensar num público infantojuvenil o FITA propõe a peça “Ao Crescer Quero Ser” da Animateatro. Disponibilizamos sempre espetáculos para os mais jovens, porque é importante formar público.”
O Auditório Municipal António Chainho (AMAC), em Santiago do Cacém, recebe dois espetáculos do FITA. No dia 6 de maio, pelas 21h30, sobe ao palco o espetáculo de dança “Pausa Forçada”, pela Cadac, onde os bailarinos expressam através dos movimentos “a vontade de abraçar, dançar, beijar, e não poder. Pausas forçadas que nos fazem viver a mesma coisa repetidamente sem perceber. Quatro personagens tentam mobilizar suas vidas forçadas a pausar, usando todos os recursos possíveis para retomar os rituais e afetos interrompidos.” No dia 8 de maio, às 16h00, estará em cena a peça de teatro infantil “Ao Crescer Quero Ser” da Animateatro, para maiores de três anos. “Através do brincar, são homenageadas as profissões que caíram em desuso, ou atuais que tantas vezes passam despercebidas. Deixando a importante mensagem às crianças que têm ainda tempo para apenas Ser.”
Na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André, dia 7 de maio, às 16h00, é apresentado “Karingana e a Batucada de Contos” escrito e interpretado por Klemente Tsamba, vindo de Moçambique. Este é um espetáculo baseado na oralidade que navega sobretudo no universo das fábulas tradicionais moçambicanas, criando por vezes momentos de interação com o público através da introdução de jogos e ritmos improvisados, para maiores de seis anos.
O FITA decorre entre os dias 05 e 14 de maio, por todo o Alentejo, e apresenta criações de 18 companhias oriundas do espaço ibero-americano, sobretudo de Espanha, México, Brasil, Colômbia, Uruguai, Equador, Moçambique e Portugal.
FITA 2022 é uma produção da Lendias d’Encantar, estrutura financiada pela Direção Geral das Artes. FITA 2022 conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, e a divulgação da RTP2, Rádio Voz da Planície e Diário do Alentejo.