Enguia de caldeirada, de escabeche, de ensopado, na cataplana, no tacho de barro, fritas ou grelhadas e mesmo em tiborna, com os mais diversos acompanhamentos são pratos que vão à mesa da 8.ª edição do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, que decorre de 27 de janeiro a 12 de fevereiro. A Câmara Municipal de Santiago do Cacém volta a apostar neste evento, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André, mantendo o conceito de experiência gastronómica que dá a conhecer esta iguaria única e impulsiona a economia local.
Durante 15 dias, os visitantes podem apreciar uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas da freguesia de Santo André na mostra gastronómica que se realiza nos restaurantes Chez Daniel, A Cascalheira, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, Cantinho dos Sabores, Mesa da Vila, Marina’s, Figo Doce, Dom Lucas e Gentileza à Mesa. A animação cultural também marca presença durante a realização do Festival, num complemento ideal à vertente gastronómica.
O Festival não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes. A promoção turística do Concelho é o foco principal da iniciativa, que se insere na estratégia da Câmara Municipal de Santiago do Cacém de valorização do seu território.