O Festival COMDANÇA decorre em Santo André, Santiago do Cacém, Alvalade e Ermidas Sado, entre os dias 11 e 26 de maio, com entrada gratuita, em que leva a arte, o movimento e muita animação à comunidade, com performances, oficinas e momentos de dança em grupo num festival único e icónico, porque a dança é para todos!
No dia 11 de maio, o Festival tem início no Monte do Paio (Brescos – Costa de Santo André), a partir das 16h00 e, conjuntamente, decorre a Feira de Artesanato. No dia 12 de maio, as portas do Centro de Atividades Pedagógicas Alda Guerreiro, em Vila Nova de Santo André, abrem às 10h00 para receber as atividades do evento. Nos dias 17 e 18 de maio, a iniciativa chega a Santiago do Cacém ao Auditório Municipal António Chainho, pelas 21h30, e à Tapada dos Condes de Avillez, a partir das 21h00. O Festival termina no dia 26 de maio, no Auditório Municipal de Alvalade, no período da manhã, a começar às 10h00, e no Cine Teatro Vitória Artur de Sousa Pinto, em Ermidas-Sado, no período da tarde, a partir das 14h30. Para algumas atividades é necessária inscrição prévia. Obtenha mais informações, como a localização e o programa completo, através de https://www.cm-santiagocacem.pt/evento/festival-comdanca-2024/ .
A iniciativa visa promover a dança, na região do Litoral Alentejano, estimulando a participação da comunidade local e proporcionando um momento de celebração e convívio, através da arte e da cultura.
Após o sucesso da primeira edição, a Dançarita – Associação Artística e Cultural, entidade mentora do Comdanças, deseja “que este seja apenas o início de uma tradição na área da dança, e que este evento se torne icónico e memorável, ao longo dos anos. A nossa intenção é que o Festival se torne numa data esperada no calendário cultural da região e arredores, atraindo cada vez mais participantes e público, a cada edição. Através de parcerias com instituições locais e regionais, pretendemos promover a dança como uma forma de arte acessível e inclusiva, oferecendo oportunidades para todos os interessados em participar, independentemente de idade, nível de habilidade, ou formação.”
O Festival COMDANÇA é único no Litoral Alentejano, organizado pela Dançarita – Associação Artística e Cultural, Município de Santiago do Cacém, Junta de Freguesia de Alvalade, Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, Junta de Freguesia de Santo André e Junta de Freguesia da União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e S. Bartolomeu da Serra.