Realiza-se hoje e amanhã (dias 11 e 12 de agosto), mais uma edição das Festas de Santa Cruz, no Largo da Igreja, “uma festa que já se ouvia falar no tempo dos nossos avós”, destaca Gonçalo Pereira, Presidente do Grupo Desportivo de Santa Cruz, entidade organizadora do certame.
“As festas foram feitas, durante alguns anos, pela Sociedade Recreativa 3 de Maio. Entretanto deixou de ser feita e nós, há quatro anos, tentámos revitalizar esta iniciativa que dá vida à aldeia”, recorda Gonçalo Pereira. Destaque para os dois bailes e para outras iniciativas que prometem animar os dois dias de festa. Hoje, sexta-feira, há baile com Luís Godinho (21h00) e espetáculo de cante alentejano com os Baldoregas (22h00), havendo depois continuação do baile noite dentro. No sábado, antes do baile com Luís Candeias (21h00), há a tradicional procissão (17h00), acompanhada pela banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística, de Santiago do Cacém, e um momento desportivo / lúdico com Tomané Take Dance.
Os comes e bebes ao jantar e a posterior diversão prometem dois dias particularmente “mexidos” em Santa Cruz, numa festa que só é possível com o “imprescindível apoio de todos. Sem eles, pequenas associações como a nossa não se poderiam meter nestas andanças”, com destaque para “a Câmara Municipal, a União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, as rádios locais e muitas empresas”.
Gonçalo Pereira endereça ainda uma palavra de reconhecimento para “o trabalho de muitos voluntários, sócios e amigos, que vão preparando o recinto, que tem de ser todo feito de raiz”, tendo a expectativa que a festa “seja à imagem dos outros anos. Penso que vão ficar satisfeitos”.