O Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém recebe, a partir de sexta-feira e até dia 1 de setembro, mais uma edição da tradicional Feira do Monte com um programa cheio de propostas da música à gastronomia, do artesanato à feira franca.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, acredita que a edição 2019 será “uma grande feira, há semelhança do que tem acontecido nos últimos anos e sempre em crescimento.”
“É uma feira secular com muita tradição, que queremos que continue a ser um símbolo das nossas raízes e da nossa cultura.” Sem deixar de manter a tradição, “temos procurado adaptarmo-nos aos novos tempos sem desvirtuar o caráter da Feira”, salienta Álvaro Beijinha, acrescentado que, “nos últimos anos, temos tido uma Feira muito viva e sempre com inovações.”
A Feira do Monte, uma das mais antigas do Alentejo Litoral, realiza-se desde o século XVI, inicialmente as festividades aconteciam na antiga Igreja de Nossa Senhora do Monte no dia dedicado à sua homenagem.
O Autarca sublinha que a Feira do Monte tem como matriz “os nossos produtos endógenos, aos quais associamos um cartaz de espetáculos muito focado na juventude, assim como, várias iniciativas de cariz cultural e gastronómico.”
Iniciativas como a Feira do Monte, “que atraem milhares de pessoas ao nosso Concelho, são um veículo fundamental na promoção do território e da vertente do turismo. O investimento que a Câmara Municipal realiza neste certame tem um retorno positivo, porque para além dos hotéis e restaurantes cheios, as pessoas ficam a conhecer o nosso território e o que tem para oferecer,” afirma Álvaro Beijinha. Nesta visão enquadra-se, igualmente, a Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, que decorre em maio.
O programa da edição 2019 da Feira do Monte conta com os concertos de Blaya, 30 de agosto, de Deejay Télio, 31 de agosto, e de Carolina Deslandes, 1 de setembro. As noites prolongam-se com os Dj’s Mikas e Wave, no primeiro dia do certame, e de Peter Beats e Krishna, no segundo dia. O Cante Alentejano e o Fado ao despique são, igualmente, momentos que dão cor à Feira do Monte.
Os showcooking deste ano são dedicados à confeção e degustação de pataniscas, pela D. Maria Alice Correia, promovendo o Festival da Patanisca que decorre no mês de julho no Cercal do Alentejo. De pizzas com tomate de Alvalade, pela pizzaria Cosa Nostra, produto que de 6 a 8 de setembro vai estar em destaque no Festival do Tomate de Alvalade e Mimosa. De pratos de enguias da Lagoa de Santo André, pelo restaurante a Charrua. Para sobremesa há Bolo de Santiago preparado pela confeitaria Delícias para Ti. Durante a Feira do Monte será apresentado o Rum Ilha do Pessegueiro da destilaria Black Pig.
O Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém proporciona aos visitantes, para além da feira franca, o Espaço Criança, passeios de Tuk-Tuk, garraiadas, jogos tradicionais, workshops, arruadas e exibições de dança, sem esquecer as diversões, os petiscos e as guloseimas.
Como habitual será atribuído um prémio ao melhor stand e peça de artesanato/produtos regionais. Durante o certame serão, também, entregues os Prémios do Concurso de Fotografia 2019, cujas imagens estarão em exposição, e apresentado o projeto, da Câmara Municipal de Santiago do Cacém – Natal nas Nossas Mãos.
Durante três dias a Feira do Monte será uma montra das tradições do Concelho, mas também da região alentejana.
Para mais informações sobre o programa da Feira do Monte 2019 consulte o site da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. www.cm-santiagocacem.pt/