Santiago do Cacém recebeu mais uma edição da tradicional Feira do Monte que decorreu, nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, no Parque de Feiras e Exposições. Foram três dias que terminaram com um balanço positivo, onde o público marcou presença em grande número para apreciar um programa com propostas da música à gastronomia, do artesanato à feira franca.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, salientou que a edição 2019 da Feira do Monte foi a que registou “o maior número de visitantes. Tivemos três dias sempre com imensas pessoas no recinto, não apenas nos espetáculos, que são o ponto mais alto e que atraem o maior número de pessoas, mas mesmo durante o dia nos pavilhões, tanto na Tasca do Fado e nos showcooking, como nas várias atividades que foram decorrendo na Feira”.
Para o Autarca o sucesso da Feira do Monte justifica “os investimentos que a Câmara Municipal fez, porque têm claramente um retorno na economia local”.
A Feira do Monte é também uma aposta no turismo do Concelho, pois “realiza-se ainda numa época de férias, e através da Feira promovemos o Concelho. Vimos muitos rostos que eram de fora até porque o cartaz de espetáculos era apelativo, principalmente para a geração mais nova”, afirma o Presidente da Câmara Municipal.
Álvaro Beijinha sublinha que com as apostas feitas “conseguimos dar a volta à Feira que assume um formato diferente”, mas mantendo as tradições do Concelho de Santiago do Cacém.
A Feira do Monte, uma das mais antigas do Alentejo Litoral, realiza-se desde o século XVI, inicialmente as festividades aconteciam na antiga igreja de Nossa Senhora do Monte no dia dedicado à sua homenagem.
A edição 2019 da Feira do Monte contou com os espetáculos musicais de Blaya, de Deejay Télio, e de Carolina Deslandes, e com a participação dos Djs Mikas, Wave, Peter Beats e Krishna. O Cante Alentejano e o Fado ao despique também fizeram parte do programa.
Os showcooking com degustação foram este ano dedicados à confeção de pataniscas pela D. Maria Alice Correia, promovendo o Festival da Patanisca que decorre no mês de julho no Cercal do Alentejo. De pizzas com tomate de Alvalade, pela pizzaria Cosa Nostra, produto que de 6 a 8 de setembro está em destaque no Festival do Tomate de Alvalade e Mimosa. De pratos de enguias da Lagoa de Santo André, pelo restaurante a Charrua, e do Bolo de Santiago preparado pela confeitaria Delícias para Ti. Durante a Feira do Monte foi apresentado o Rum Ilha do Pessegueiro da destilaria Black Pig.
O Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém proporcionou aos visitantes, para além da feira franca, o espaço criança, passeios de tuk-tuk, garraiadas, jogos tradicionais, workshops, arruadas e exibições de dança, sem esquecer as diversões, os petiscos e as guloseimas.
Como habitual foi atribuído o prémio de melhor stand, que distinguiu o Cantinho do Artesanato, e de melhor peça de artesanato que foi para a Arte e Traje e a réplica da Tasca do Fado, foi atribuída uma menção honrosa à Miminhos e Docinhos com a peça Toalha de Renda.
Os prémios do concurso de fotografia da edição de 2019 foram atribuídos durante o Certame e as imagens vencedoras estiveram em exposição no stand do Município:
O 1.º prémio foi para a fotografia “Interação” de Nuno Alexandre Mateus.
O 2.º prémio foi para a fotografia “Barbeiro Amálio”, de José Tomé Máximo.
O 3.º prémio foi para a fotografia “Mais um lindo Pôr-do-sol” de Ilda Rito
Foram ainda atribuídas as seguintes menções honrosas:
– Maria Niúza Pinheiro e Sousa com as fotografias “Sábado é dia de peixe” e “Sentido Proibido”;
– José Tomé Máximo com a fotografia “Arte de Rua”;
– João Ganhão com a fotografia “Fé Intemporal”
– Jorge Penedo com a fotografia “Tranquilidade”;
– Francisco Manuel Mendes com a fotografia “Edificado#1”.
O projeto da Câmara Municipal de Santiago do Cacém “Natal nas Nossas Mãos” mereceu muita atenção dos visitantes que ficaram curiosos sobre como fazer enfeites de Natal com sacos de plástico.
Foi mais uma edição da Feira do Monte com a organização da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, numa forte aposta na promoção do património e das tradições do Concelho.