A exposição coletiva do Círculo Artístico e Cultural Artur Bual será inaugurada, dia 9 de outubro pelas 15h00, no Museu Municipal de Santiago do Cacém, num evento que contará com momentos musicais e de poesia. A exposição reúne 80 obras entre pintura, escultura e fotografia de 69 artistas, e irá estar patente até dia 31 de janeiro de 2022 na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal. Neste dia é também inaugurada a “Exposição Documental Artur Bual” no Auditório Municipal António Chainho.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém acolhe com satisfação esta exposição promovida pelo Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, um projeto que honra a memória do Mestre, pintor, escultor e ceramista, representado em diversas coleções e que já mostrou a sua obra neste espaço expositivo.
Artur Bual, um dos grandes artistas plásticos portugueses, influenciou de forma determinante a arte em Portugal na segunda metade do século XX, com o poder de criar obras vanguardistas, num tempo conturbado da vida coletiva. Introdutor do gestualismo em Portugal, mas também escultor e ceramista, expressa no seu trabalho a liberdade artística.
O Círculo Artístico e Cultural Artur Bual é uma Associação de Utilidade Pública sem fins lucrativos, “aberta a todas as pessoas, de todas as idades que queiram participar de alguma forma, num projeto Cultural em Artes Plásticas, Literatura, Música ou Visitas Culturais, contribuindo no enriquecimento e troca de experiências para uma melhor qualidade de vida”. Os artistas do Círculo Artístico e Cultural Artur Bual dão continuidade ao ato de criar como um legado precioso deixado pelo Mestre e que nos honram com a apresentação dos seus trabalhos em Santiago do Cacém.
O programa da inauguração conta com a execução de pintura ao vivo, apresentação dos VII Cadernos de Poesia, com declamação de poemas pelos autores, e música de Guto Pires, Joaquim Caeiro, José Augusto Coelho e R.E.F. & The Kid, a acontecer no Museu Municipal de Santiago do Cacém.