A Sala da Hora do Conto na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, volta a transformar-se num “cantinho de histórias” com um cenário maravilhoso e encantado.
A inauguração da nova decoração temática realizou-se, dia 26 de outubro, na presença de cerca de 200 crianças e adultos que ávidos de curiosidade quiseram marcar presença neste momento mágico. Divididas em duas sessões, tiveram oportunidade de ouvir contos narrados por Maria João Miguel, num cenário que as transportou para um imaginário vibrante, que se traduziu num consequente entusiasmo e participação nos contos.
“O Outro Lado do Espelho” é o tema da Sala da Hora do Conto que nos remete para o mundo encantado da “Alice no País das Maravilhas”, onde se recordam histórias tradicionais e outras suscitadas pelas personagens que integram o novo cenário.
Na sala podemos encontrar mais de mil adereços, no cenário do País das Maravilhas da personagem Alice, realizados manualmente por funcionários da Câmara Municipal e por voluntárias da comunidade, que com o seu saber realizaram flores de papel para enriquecer esta sala (Cidália Pina, Maria Cecília, Maria José, Isabel Maria, Maria Malveiro, Josélia Eduarda e Custódia), pela toca do coelho, a floresta, as personagens principais do livro da Alice (realizadas por Adriana Freitas e Rui Teixeira), a sala do trono da rainha, a sala do chá, entre relógios, chaves, naipes de cartas, chávenas e bules, entre tantos outros elementos que nos fazem sonhar.
O novo cenário é o exemplo de que se podem criar espaços apelativos para as crianças e adultos com muita imaginação e com o recurso à reciclagem de materiais e ao stock existente.
Sónia Gonçalves, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, realçou a importância deste projeto da biblioteca que há vários anos tem como objetivo “fomentar e criar hábitos de leitura abrindo novas oportunidades às crianças” e fez um agradecimento a todos os envolvidos neste projeto.
De acordo com Sónia Gonçalves, “a nova sala da Hora do Conto é um orgulho para nós, porque o projeto é desenvolvido com grande empenho pelas nossas técnicas que se dedicam ao novo cenário, com poucos recursos usando por isso a imaginação”.
Neste dia houve ainda espaço para pinturas faciais para os mais pequenos.
Convidamos para uma visita a este espaço único!