O Concelho de Santiago do Cacém voltou a atingir valores excelentes de dormidas turísticas, com 119.545 no ano de 2021, representando um aumento significativo de 34,8% em relação a 2020, que registou 91.659 dormidas. Este aumento é superior em Santiago do Cacém comparativamente com o Alentejo Litoral, que atinge um aumento de 23,8%, de acordo com a informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). De referir que o concelho de Santiago do Cacém em 2019, ano de pré-pandemia, atingiu 116.143 dormidas turísticas.
São sinais positivos para a retoma do setor do turismo no concelho de Santiago do Cacém, resultado da procura por parte de turistas, quer nacionais, quer estrangeiros, e que também se refletem pela estratégia que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver com a promoção do território através de iniciativas, como são exemplo a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, a integração em embaixadas de promoção do Concelho noutros países, a integração na Rota Vicentina que atrai visitantes, principalmente, do Norte e Centro da Europa.
A revisão do Plano Diretor Municipal possibilitou um considerável conjunto de investimentos nos últimos anos, nomeadamente, de turismo em espaço rural, que tem tido uma elevada procura.
A requalificação urbana, embora não se relacione diretamente com o turismo, promove espaços bem qualificados, elevando para a atratividade das cidades e vilas do Concelho. Uma área de atuação em que a Câmara Municipal tem investido nos últimos anos contribuindo para estes resultados.