A DECO – Delegação Regional de Évora, no âmbito do protocolo vigente com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, registou no ano de 2016, um aumento de quase 240% de pedidos de intervenção relativamente a 2015.
O Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Santiago do Cacém recebe na manhã da terceira terça-feira de cada mês, uma jurista da DECO Évora que no Gabinete das Atividades Económicas atende os munícipes do concelho, prestando informação e apoio na resolução de conflitos de consumo e em situações de sobreendividamento das famílias. Este atendimento é gratuito aos consumidores.
Em resultado do protocolo com o Município de Santiago do Cacém, verificámos, durante o ano de 2016, um aumento do número de reclamações apresentadas pelos munícipes consumidores de Santiago do Cacém, tendo sido registados 118 pedidos de intervenção, número muito superior ao de 2015, em que se registaram 35 pedidos. As situações de sobreendividamento das famílias (59%), as comunicações eletrónicas (21%) e ainda o setor da energia e da água (6%,) foram os temas que lideraram as reclamações neste último ano.
A DECO e Câmara tem desenvolvido uma parceria vantajosa para que os consumidores de Santiago do Cacém resolvam os seus conflitos de consumo e beneficiem de melhor informação para fazer as escolhas de consumo mais acertadas e fazer uma melhor gestão do seu orçamento. Para isso tem sido também dinamizados espaços de informação em rádios locais oferecendo um maior acesso dos consumidores à informação. A DECOJovem também tem procurado trabalhar com as escolas do concelho para promover a educação do jovem consumidor dinamizando sessões informativas em contexto escolar. Também as IPSS’s do concelho se tem associado às iniciativas desenvolvidas pela DECO, colaborando com a realização de workshops para a comunidade sobre o temas que mais preocupam a população desta região do Alentejo, como seja as questões relacionadas com a gestão do orçamento; os critérios de escolha a ter na compra de bens e serviços e os direitos do consumidor.
Ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal, os munícipes do concelho poderão beneficiar de apoio da DECO estabelecendo, para o efeito, contacto telefónico prévio com a Autarquia a fim de realizarem marcação para o atendimento mensal.
Fonte: DECO