Maior mobilidade, melhoria na comunicação entre as duas aldeias e promoção da saúde e do exercício físico. Estes são os grandes objetivos da ligação pedonal entre as aldeias de São Francisco da Serra e Cruz de João Mendes, uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, que vem requalificar e modernizar a Estrada Municipal 544.
A intervenção, que já se encontra na sua reta final, foi o tema em maior destaque da 2.ª etapa da Presidência nas Freguesias, em São Francisco da Serra, que decorreu entre os dias 18 e 20 de abril. As visitas a várias empresas e a espaços de turismo rural (que estão a ter grande sucesso), bem como os investimentos significativos que estão a ocorrer na freguesia também estiveram em evidência.
Além destas visitas, Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC, destaca “a reunião com o movimento associativo da freguesia, que esteve praticamente todo representado”, bem como um dos denominadores comuns a todas as visitas, ou seja, “a proximidade muito grande com as populações, que nos permite perceber melhor os problemas. Esta é a nossa forma de estarmos na vida autárquica”. Álvaro Beijinha destaca ainda “a visita ao Centro de Dia, que é o maior empregador da freguesia”.
O executivo da Câmara esteve acompanhado, nesta visita, pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, Pedro Gamito, bem como por outros membros do executivo da Junta, e técnicos da Câmara nas mais variadas áreas.