De olhar atento nas mãos que entrelaçaram fios, 14 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, participaram, no dia 4 de maio, na oficina “Aprender a Tecelagem Manual” sob a orientação da artesã Susana Nunes, que decorreu no Parque Verde da Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém.
A tecelagem manual é a atividade de fabrico de tecidos e tapetes com o auxílio de equipamentos simples e teve o seu início no período neolítico, desenvolvendo-se posteriormente pelo mundo. No século XIX a Inglaterra inventa o tear mecânico a vapor e a produção industrial em larga escala. A partir daí, a tecelagem manual passou a ser artística, exceto o Oriente, onde continua a confeção tradicional (tapetes persas, etc).
A iniciativa insere-se no âmbito das Oficinas, promovidas pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém que mostram aos mais novos o mundo do trabalho e, neste caso, motivou o espírito criativo dos mais novos.
As Oficinas são iniciativas integradas no programa municipal de combate ao insucesso escolar “Programa Insucesso Zero | Igualdade na Educação”, elaborado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém com o apoio do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.