Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém promove, dia 2 de abril, a 16.ª edição dos Contos Traquinas, dinamizada pela Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, em Vila Nova de Santo André.
O programa tem início, a partir das 10h30, com uma oficina de construção de livros, denominada “Atrás da Porta”, por Andreia Gomes, destinada a crianças dos 4 aos 10 anos, acompanhadas por um adulto. Pelas 16h00 há “Duas Vozes para um Conto” em que as contadoras das Bibliotecas Municipais fazem a leitura encenada de “A Maior Flor do Mundo” para assinalar o Centenário de José Saramago e, por fim, às 16h30 acontece a sessão de contos “Contaram-me as Abelhas” por Susana Cecílio.
Andreia Gomes propõe nesta oficina a construção de livros que rompem com o formato tradicional e desafiam a criança a experimentar inúmeras possibilidades de se expressar e criar as suas próprias histórias. Susana Cecílio é atriz, clown e contadora de histórias sendo regularmente convidada para iniciativas em escolas, bibliotecas e festivais de norte a sul e fora do país.
O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se a 2 de abril, e foi instituído em 1967 para chamar atenção para a importância da leitura e o papel fundamental dos livros para a infância. O dia escolhido é o do nascimento de Hans Christian Andersen (1805-1875), que foi um escritor dinamarquês, autor de famosos contos infantis, como “Soldadinho de Chumbo”, “Patinho Feio”, “A Pequena Sereia” ou “A Roupa Nova do Rei”.