Realizou-se no dia 25 de novembro, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, um espetáculo do grupo “Amantes do Alentejo”, de homenagem ao Bombeiro Mário Violante, recentemente falecido em serviço. Foi com muita emoção, mas também com muita alegria, como o próprio gostaria, que se evocou a sua coragem, a sua dedicação à comunidade, o ser humano extraordinário que foi e o exemplo que constitui para todos aqueles que, no seu dia-a-dia, defendem o lema “Vida por Vida”.
A Presidente da Associação dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, Natália Caeiro, referiu-se, no início da homenagem, ao caráter solidário e prestável de Mário Violante. A homenagem foi extensiva a todos os Bombeiros de Santiago do Cacém, como referido por Albano Pereira, Vereador da Câmara Municipal para a área da Proteção Civil. De seguida, a convite dos Bombeiros, Teresa Chaves escreveu e leu um texto sobre Mário Violante. Já no decorrer do espetáculo, um dos elementos dos “Amantes do Alentejo” dedicou um poema ao saudoso bombeiros santiaguense.
Cinquenta por cento dos donativos angariados nas entradas foram oferecidos pelos Amantes do Alentejo à Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, num total de 555 euros.