Uma centena de idosos do Concelho de Santiago do Cacém visitou a cidade de Serpa no âmbito das comemorações do Mês do Idoso, e inserido no Projeto Sénior que a Autarquia promove há 17 anos, com o objetivo de combater o isolamento dos seniores e proporcionar momentos de convívio e troca de vivências. O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, e os Vereadores da CMSC Margarida Santos, Albano Pereira e Jaime Cáceres participaram nesta visita confraternizando com os idosos. A iniciativa decorreu nos dias 26 e 28 de setembro.
O passeio teve como objetivo dar a conhecer a história local, proporcionar experiências e momentos de lazer assim como promover o intercâmbio entre os seniores da comunidade de Santiago do Cacém.
Os participantes tiveram oportunidade de ficar a conhecer a entrada pela Porta Nova, o Castelo, o Museu de Arqueologia, o Museu do Relógio, uma fábrica do tradicional e muito apreciado queijo de Serpa e a Casa do Cante, percorreram também as ruas do centro histórico passando pelo Palácio, o Bairro Árabe e a Torre do Relógio.
O almoço foi animado por um grupo de cantares alentejanos.
Participaram neste passeio os utentes e membros das seguintes entidades:
– Santa Casa da Misericórdia;
– Associação de Desenvolvimento Integrado de Ermidas-Sado;
– Academia Sénior de Artes e Saberes;
– Projeto “Fazendo e Aprendendo”:
– Antigos Sócios da Associação de Reformados Santiago do Cacém;
– Associação de Moradores de Brescos;
– MURPI;
– Casa do Povo de São Domingos e Centro de Dia de Vale de Água;
– Casa do Povo de Alvalade;
– Casa do Povo de Santiago do Cacém;
– Casa do Povo da Abela;
– Projeto “Agulhas e Dedais e Outras Coisas Mais”
A iniciativa inseriu-se no Projeto Sénior 2018 desenvolvido pela Autarquia que tem por objetivo proporcionar às pessoas, que já trabalharam muito em prol do desenvolvimento do Município, momentos de descontração e convívio nesta etapa das suas vidas.