O Museu da Farinha, em São Domingos, recebeu o V Colóquio da Rede de Museus Rurais do Sul, no dia 17 de Novembro, sob o tema “Moinhos e Moagens do Sul de Portugal”, que teve a participação de cerca de 60 pessoas, e ao mesmo tempo comemorou o seu 3.º aniversário.
Envolvendo sete museus sedeados no Litoral Alentejano e no Baixo Alentejo, esta rede, criada em 2015, pretende alargar o espaço de discussão, partilha de ideias e de projetos.
Os temas abordados foram: Moinhos e moagens – monumentos rurais na paisagem cultural portuguesa apresentado por António Nabais; Património Moageiro do Concelho de Santiago do Cacém, apresentado por José Matias e uma Comunicação de Miguel Rego, do Grupo de Trabalho da Rede de Museus Rurais do Sul.
Os participantes tiveram oportunidade de visitarem o Museu da Farinha, o Moinho da Quintinha, em Santiago do Cacém, um moinho de água desativado e assistiram à exibição do filme “O Ciclo do Milho”, ao amassar e tender do pão à mão e sua cozedura em forno a lenha.
O encontro contou com os apoios da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da União de Freguesias de S. Domingos e Vale de Água.