A Associação Os Chaparros BTT Team, de Santiago do Cacém, recebeu, dia 17 de setembro, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” para associações e clubes atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), durante a 15.ª edição destes galardões que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, foi convidado pela Associação Os Chaparros a estar presente na cerimónia, e manifestou que “é com enorme orgulho que o nosso Município, em dois anos consecutivos, através do movimento associativo é reconhecido por este prémio de âmbito nacional que destaca a importância que diferentes entidades têm na promoção da mobilidade.” Álvaro Beijinha destacou a atividade dos Chaparros BTT Team “que há mais de 20 anos têm no Concelho uma história de promoção da utilização da bicicleta com a realização de inúmeros eventos, mas também com uma postura de envolvimento nas diferentes iniciativas que decorrem no nosso Município.”
Recorde-se que em 2019 o Município foi representado pelo Futebol Clube Alvaladense – BTT Alvaladense que recebeu um prémio pela realização da prova de BTT Alvalade – Porto Covo.
A FPCUB decidiu criar, em 2006, o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” de forma a reconhecer publicamente o contributo de determinadas entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste modo de transporte não motorizado. No âmbito da atribuição do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” são anualmente consideradas diversas categorias. Em 2020 serão galardoadas as seguintes categorias: Autarquias e Freguesias, Associações e Clubes, Instituições de Ensino, Ativismo e Intervenção Social, Cidadania e Entidades Públicas. (Fonte FPCUB)
Oiça as declarações de Carlos Pina, Presidente da Direção de “Os Chaparros”
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha