A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) – Centro de Saúde de Santiago do Cacém e Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral realizaram, no dia 5 de janeiro, uma reunião para apresentação e divulgação do projeto “Viver + Ativo, Cada Movimento Conta”, que tem como objetivo dar inicio a um trabalho em rede que permita aumentar a prática de exercício físico regular da população do concelho de Santiago do Cacém.
O encontro teve lugar nas instalações das Piscinas Municipais e juntou profissionais de saúde e da Autarquia, nomeadamente do Serviço Municipal de Desporto e do Serviço de Intervenção Social e Saúde.
O projeto “Viver + Ativo, Cada Movimento Conta” nasce do conhecimento que existe sobre o impacto positivo do exercício na saúde, sendo o resultado inevitável a melhoria da qualidade de vida. O projeto irá desenvolver formas inovadoras de promover o exercício físico, junto da população, com a realização de diferentes ações para sensibilizar a comunidade para a importância do combate ao sedentarismo, motivar e encaminhar utentes para a realização de exercício físico regular.
Esta aproximação para trabalhar em parceria resulta da necessidade de intervir de forma integrada para inverter um processo (mais doença, mais absentismo, menos produtividade laboral, mais isolamento social, maior afluência a unidades de Saúde, etc….) que tem um efeito socioeconómico muito negativo.
Portugal está entre os países mais sedentários da EU; o sedentarismo aumenta o risco de doença cardiovascular em 20%; as doenças cardiovasculares são responsáveis, na Europa, por metade das mortes (Dados recolhidos através da DGS).