O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, em reconhecimento do trabalho social desenvolvido pelo Padre Manuel Malvar, pároco durante mais de 30 anos na Paróquia de Santa Maria, estará presente na cerimónia de homenagem póstuma que se realiza dia 8 de dezembro, pelas 10h30, na Igreja de Santa Maria em Vila Nova de Santo André.
O percurso do Padre Manuel Malvar está fortemente ligado à comunidade de Santo André com o envolvimento e desenvolvimento de vários projetos de cariz social e humanitário.
Foi fundador e dinamizador do Jornal “O Leme”, da Casa de Jovens “O Farol”, Presidente do Centro Social Paroquial de Santa Maria, dinamizador e cofundador do Estrela de Santo André, Cáritas de Santo André, do Agrupamento 995 Corpo Nacional de Escutas da Aldeia de Santo André, Centro de Convívio “Sol Nascente”, membro da direção do ATL “O Esquilo” e do Centro Comunitário “O Moinho”. Deu aulas de alfabetização aos imigrantes cabo-verdianos, que vieram construir as primeiras habitações em Vila Nova de Santo André e aos imigrantes de Leste aqui residentes, só para mencionar alguns dos projetos em que esteve envolvido.
Em 2001 foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito da Freguesia de Santo André.