Instituições de Solidariedade Social do Concelho em risco de funcionamento por falta de sustentabilidade financeira
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém solicitou ao Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, uma reunião em conjunto com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho, com caráter de urgência, para encontrar soluções que possam mitigar a insustentabilidade financeira das IPSS, que coloca em risco o seu funcionamento e as respostas sociais às pessoas a quem prestam apoio.
A reunião solicitada decorre do encontro do dia 22 de março, entre a Autarquia e as IPSS do Concelho, durante a qual as instituições apresentaram muitas das suas apreensões.
A falta de sustentabilidade financeira das IPSS agravou-se desde a pandemia da COVID-19, deparando-se as mesmas com problemas, já evidentes há muitos anos, mas que se agravaram exponencialmente, tornando-se insustentável o seu funcionamento, por não conseguirem fazer face a muitas das despesas diárias.
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém considera urgente a revisão da atual situação, fundamental para a sobrevivência das instituições e para o apoio à população mais vulnerável.