A Câmara Municipal de Santiago do Cacém aprovou por maioria, na reunião de dia 6 de dezembro, as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para o ano de 2022. A proposta de Orçamento Municipal para o próximo ano apresenta um valor de 40,7 milhões de euros, mais 1,8 milhões do que em 2021, e será submetida à apreciação e deliberação da Assembleia Municipal, que reúne no próximo dia 17 de dezembro, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, salientou que este é um “orçamento que contempla grandes intervenções e que dá continuidade ao percurso que temos vindo a desenvolver de uma política de investimentos que pensa nas pessoas, mantendo o rigor financeiro.” O Autarca sublinhou que “a Câmara Municipal há oito anos consecutivos que reduz a sua dívida e hoje temos uma situação financeira perfeitamente estável.” O orçamento para 2022 “apresenta um aumento de 1,8 milhões de euros, em relação a 2021, e espelha os fortes investimentos projetados. Em termos de receita há uma expectativa porque algumas destas obras estão candidatadas a Fundos Comunitários, e esperamos, também, ter a possibilidade de concorrer e obter financiamento ao novo Quadro Comunitário 20/30.”
O documento apresenta um conjunto de investimentos significativos para o Concelho marcado por diversas obras, algumas já a decorrer e que se prolongam para o próximo ano. Algumas destas intervenções decorrem com recurso a Fundos Comunitários. O Autarca destacou para Vila Nova de Santo André a requalificação da Área de Acolhimento Empresarial, um investimento de 2,3 milhões de euros, e do Bairro dos Serrotes para o qual se prevê um valor na ordem de 1,8 milhões de euros. O documento contemplam a requalificação do Jardim Municipal em Santiago do Cacém e envolvente na ordem de 1,5 milhões, do Cinema de Alvalade e o Cineteatro de Ermidas-Sado que representam um investimento conjunto de 2,5 milhões de euros. Nas Grandes Opções do Plano foi, também, incluída a aquisição de um terreno para a ampliação do Parque Industrial em Santiago do Cacém, a continuação do projeto de requalificação da Rua dos Centenário em Cercal do Alentejo e a instalação da Loja de Cidadão na ordem de 900 mil euros.
O Autarca salientou que, a par do apresentado, “mantemos todos os investimentos que temos vindo a realizar na área da educação, da ação social escolar, dos eventos, das feiras, do desporto e de apoio ao movimento associativo.” A pavimentação dos caminhos rurais em todas as freguesias do Concelho, e a requalificação de vias e ruas são outras das intervenções previstas no Orçamento para 2022.
Oiça as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha