A Câmara Municipal de Santiago do Cacém atribuiu, no dia 26 de dezembro, a verba total de cerca de 5 mil euros, repartida por onze atletas individuais do Concelho, que desenvolvem um trabalho com grande relevância desportiva, ao nível do treino e da competição, e que se notabilizam pela sua participação em provas nacionais e internacionais.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha referiu tratar-se de um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por estes atletas “esta é a forma que a Câmara Municipal encontrou para apoiar atletas individuais. Felizmente temos um concelho bastante eclético, em termos de modalidades desportivas. O objetivo deste contrato-programa e o Regulamento que criámos é o de apoiar atletas que tenham destaque a nível nacional e internacional, e que promovam o nome do Município. Temos consciência que este contributo, em muitos casos, fica muito aquém do que são as despesas efetivas de cada atleta. O valor atribuído está todos os anos sujeito a rateio, de ano para ano o número de atletas apoiados tem vindo a aumentar. São atletas que praticam modalidades que requerem um esforço enorme e dedicação.”
Os contratos-programa para atribuição das verbas foram assinados com os atletas: Ana Filipa Santos (ténis), Bárbara Magro (motociclismo), Bruno Rosa (BTT), Flávio Pacheco (handcycle e paraciclismo), Luís Matos (atletismo e trail runnning), Marco Ferreira (automobilismo – ralis), Paulo Morais (atletismo e trail running), Pedro Fragoso (motociclismo), Pedro Matos (motociclismo), Pedro Trindade (triatlo) e Roberto Baião (trail running).
Este apoio, para além de ajudar nas despesas dos atletas, passa também pelo apoio técnico, logístico e de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento da atividade dos desportistas, na medida das disponibilidades do Município, e é um reconhecimento pelo seu trabalho.
Podem candidatar -se à obtenção dos apoios municipais os atletas de modalidades individuais com residência legal no Município de Santiago do Cacém, cuja atividade desportiva, pela sua expressão e representatividade, possa constituir um estímulo para a prática do desporto, e que se enquadrem nos seguintes grupos: atleta com ou sem qualquer vínculo a um clube devido às características intrínsecas à modalidade desportiva praticada; atleta que participe em provas/campeonatos com caráter nacional e/ou internacional.
Para beneficiar do apoio previsto no Regulamento para Apoios Financeiros a Atletas Individuais do Município de Santiago do Cacém, os atletas interessados devem apresentar por escrito a candidatura, acompanhada dos respetivos documentos previstos no Regulamento, durante o mês de janeiro de 2020.
Oiça as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha