Ademas (Santa Cruz) e Galiza/Salema (Santo André) são as duas zonas do Município de Santiago do Cacém já completamente equipadas com os novos contadores de água que têm vindo a ser adquiridos pela Câmara Municipal desde 2015 e que deverão ser instalados em todo o território ao longo dos próximos dois anos, num investimento total que deverá ascender a cerca de 100 mil euros.
Este tipo de equipamento, que incorpora telemetria (capacidade de transmissão de dados) traz modernidade, rigor e eficiência, em particular no controlo das perdas de água, que podem agora ser detetadas em tempo real recorrendo ao uso de ferramentas informáticas. O novo sistema permite ainda uma gestão mais adequada e proveitosa ao nível dos recursos humanos, uma vez que o trabalho de leitura feito manualmente pelos leitores-cobradores passará, com a expansão das redes de abastecimento equipadas com esta tecnologia, a ser executado numa fração muito reduzida do tempo atualmente necessário. O trabalho passará a ser efetuado de forma muito mais cómoda, através de um recetor de rádio instalado numa viatura, que faz a leitura dos contadores por radiofrequência e cujos dados são depois descarregados para um computador.
Estes contadores de água medem com maior precisão a água consumida, beneficiando não só os consumidores como também o meio ambiente.