A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo André assinaram, no dia 14 de julho, um protocolo que prevê um apoio financeiro de 52 mil euros, por parte da autarquia, para a obra de ampliação e remodelação do quartel da corporação, local onde decorreu a cerimónia.
“Segundo a estimativa atual do custo da obra, este apoio de 52 mil euros da Câmara significa metade da parte não financiada pelos fundos comunitários. Há a perspetiva do apoio comunitário chegar aos 95% do valor total da intervenção, mas isso não significa que a Câmara baixe o seu financiamento, uma vez que há depois um conjunto de outras obras a fazer, que não estão integradas na candidatura”, sublinha Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC.
O Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo André, Manuel Fonseca Santos, destaca “o apoio da autarquia, que vem ajudar a ficar mais perto dos valores que são necessários para realizar a obra”. Com os trabalhos complementares e com o mobiliário, não incluídos nos fundos comunitários, estima-se que o investimento total possa atingir os 500 mil euros.
Entre outros trabalhos, a obra inclui a construção de camaratas, de balneários e de um parque de estacionamento para as viaturas dos Bombeiros Voluntários de Santo André. A Associação tem vindo a realizar uma campanha de angariação de fundos para financiar a parte não comparticipada da obra, tendo já conseguido juntar um total de 22 mil euros, aos quais se juntam, agora, os 52 mil euros atribuídos pela Câmara, que contribui de forma decisiva para a criação de melhores condições para os “soldados da paz” de Santo André.
A empreitada tem início agendado já para esta semana, com a limpeza dos terrenos a intervencionar.