De Nova Iorque para Santiago do Cacém. Vem aí o Brentano String Quartet, considerado por muitos críticos especializados como o melhor quarteto de cordas do Mundo. O concerto está integrado no Festival Terras Sem Sombra (FTSS), que volta a passar pelo Município, e vai realizar-se na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, no dia 25 de março, às 21h30.
Depois de visitar algumas das principais capitais europeias, o Brentano String Quartet termina a sua itinerância no Alentejo, com o concerto “Perpétuo Movimento: Em torno d’A Arte da Fuga”. Trata-se de um tributo a J. S. Bach, em que o célebre compositor alemão vai ser escutado a par de Gesualdo, Kurtag, Gubaidulina e Britten. O Brentano String Quartet é atualmente o quarteto titular residente da mítica Yale School of Music, sucedendo ao Tokyo Quartet nessa posição. Desde a sua criação, em 1992, tem sido muitíssimo aplaudido pelo público e pela crítica. Nas últimas temporadas, tem viajado incansavelmente, percorrendo os Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Austrália – e atuando nos teatros mais prestigiosos do mundo. A propósito do programa que foi anunciado para o Terras sem Sombra, escreve o Washington Post: “gratificante em todos os sentidos”. E o London Independent vai ainda mais longe, ao classificá-lo como “apaixonante e fascinante” (info FTSS).
O programa do FTSS volta a ser intenso e promete descobertas em torno do património, música e biodiversidade. É este o desafio lançado pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, entidade organizadora do evento, que volta a contar com o patrocínio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
Programa completo:
25 de março
Património
14h30 – 17h30 – Visita ao Centro Histórico
Local em destaque – Palácio dos Condes de Bracial
Ponto de encontro – Igreja Matriz de Santiago Maior
Música
21h30 – Brentano String Quartet
Perpétuo Movimento: Em torno d’A Arte da Fuga
Local: Igreja Matriz de Santiago Maior
Viola_ Misha Amory
Violino_ Serena Canin
Violoncelo_ Nina Lee
Violino_ Mark Steinberg
26 de março
Biodiversidade
A Paisagem Cultural em torno do Convento do Loreto – assegurar a sua continuidade
10h00 – Saída _ Igreja Matriz de Santiago Maior