A Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém celebrou, dia 20 de outubro, 111 anos de atividade ao serviço da população. As comemorações foram marcadas pelo anúncio do reforço dos apoios por parte da Câmara Municipal às quatro corporações de bombeiros do concelho, e a apresentação de duas novas viaturas, uma ambulância de transporte de doentes não urgentes, adquirida com verbas da Associação, e um carro de combate a incêndios financiado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O Vice-presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e responsável da Proteção Civil Municipal, Albano Pereira, representou o Município nas comemorações. Durante a sua intervenção felicitou a corporação e salientou o “mérito, dedicação e trabalho humanitário” com que desenvolvem a sua atividade. Salientando que a Câmara Municipal “valoriza” o trabalho desenvolvido pelas quatro corporações existentes no Concelho, e “por reconhecer as suas dificuldades irá reforçar o valor do apoio anual protocolado.”
O autarca afirmou que “o reforço da segurança e da proteção da população no concelho de Santiago do Cacém será sempre uma ação conjunta entre os bombeiros, os militares da GNR, a Proteção Civil e as autarquias. Tendo a Câmara Municipal o dever de promover a colaboração entre as diferentes entidades.” Albano Pereira defendeu que o “reforço de meios para os bombeiros deve ser uma realidade cada vez mais efetiva e constante, que reconheça a importância fundamental do seu papel na sociedade. O Governo deve olhar para as corporações de bombeiros como elementos fundamentais da Proteção Civil e equipá-los e apoiá-los devidamente.”
O Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, João Malaquias, destacou que a Associação “tem sabido adaptar-se aos tempos, o que só foi possível graças ao esforço e sacrifício de bombeiros e colaboradores, assim como, do apoio de entidades públicas e privadas, mas também dos sócios.” Mas o objetivo futuro “é fazer mais e melhor”, sublinhou. A “prioridade” é o corpo de bombeiros, “é fundamental disponibilizarmos as condições que permitam efetuar com qualidade e segurança” os diferentes serviços, “ou desfrutar nas instalações das melhores condições e conforto.” Salientou que “pelo terceiro ano consecutivo encerramos o ano com saldo positivo”, assim como “o espírito de cooperação entre a direção e o comando.” João Malaquias avançou que “enquanto esta direção aqui estiver, vamos convidar o atual comando a renovar a comissão por mais cinco anos.”
As comemorações tiveram início com o hastear da bandeira, seguida de missa na Igreja Matriz e romagem ao cemitério para prestar homenagem aos Bombeiros falecidos. Acompanhados pela fanfarra, realizou-se um desfile motorizado e apeado pelas ruas da cidade. A Mesa da Sessão Solene foi constituída pelo Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, João Malaquias, do Presidente da Mesa da Assembleia, Nuno Bentinho, do 1.º Comandante, Pedro Torrão, do Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, João Ludovico, do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Albano Pereira. Assistiram à cerimónia a Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, Isabel Contente, comandantes e presidentes de várias corporações de bombeiros convidadas, familiares dos bombeiros e a população em geral.